Indicador técnico
O QUE É O INDICADOR TÉCNICO – GUT?
A BGF oferece ao mercado serviços de consultoria, auditoria e projetos na área de gestão e operação de infraestrutura predial e corporativa, disponibilizando soluções que proporcionam valorização dos imóveis, reduções de custos de operação, bem como eficiência operacional e administrativa.
Em função de uma significativa experiência em serviços de gerenciamento e operação no mercado de empreendimentos comerciais, a BGF apresenta forte capacitação no acompanhamento do desempenho das condições de operações prediais.
A vistoria técnica consiste na inspeção detalhada da propriedade, procedendo-se à documentação fotográfica, com ênfase nas irregularidades encontradas nas instalações elétricas, no sistema de ar condicionado e de detecção e combate a incêndio, nas instalações hidrossanitárias e civis, para-raios, grupos geradores, automação, telefonia, elevadores, escadas rolantes, gás, comunicação visual, documentação técnica e legal, insumos, termografia e outros itens. A partir da vistoria técnica são elaborados relatórios que apontam os problemas encontrados e suas respectivas ações corretivas e preventivas a serem adotadas.
Com o objetivo de auxiliar seus clientes na adoção das medidas indicadas nos relatórios técnicos, a BGF desenvolveu uma solução personalizada com a priorização das ações levando em consideração três indicadores: Gravidade, Urgência e Tendência, cuja ferramenta é conhecida como Indicador Técnico - GUT.
O Indicador Técnico - GUT considera os aspectos de: gravidade, isto é, a intensidade e profundidade dos danos que o problema pode causar se não for corrigido, especialmente as consequências que afetam vidas, operações e performance; urgência, ou seja, o tempo para o surgimento dos danos ou resultados indesejáveis se não houver qualquer atuação sobre o problema; tendência, ou seja, o desenvolvimento e agravamento que o problema acarretará em virtude da ausência de ação.
Na mensuração do Indicador Técnico - GUT é imprescindível manter a consistência da pontuação atribuída para cada ação, de forma que ações iguais em diferentes locais ou empreendimentos devem apresentar a mesma pontuação no Indicador Técnico - GUT.
O acompanhamento periódico destas ações resulta no Indicador Técnico - GUT, que compreende uma ferramenta de gestão e controle das metas do empreendimento, de maneira a propiciar o gerenciamento dos trabalhos de manutenção e conservação da edificação.
Além disso, através da pontuação gerada a partir do Indicador Técnico - GUT e das evidências enviadas em períodos determinados pelos gestores dos empreendimentos, é possível controlar quais ações estão sendo realizadas e verificar se estão sendo adotadas de forma correta e ideal.
Para os clientes da BGF o Indicador Técnico - GUT, tornou-se uma importante ferramenta de gestão para melhor gerir o desempenho de seus profissionais, vinculado a ganhos financeiros por performance.