Gestão energética
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ENERGÉTICA
Como gestor de um empreendimento além de todas as demandas diretamente aparentes, a energia merece uma atenção especial pois ela é um dos principais insumos de todo o processo produtivo da empresa. É nesse momento que a gestão energética se torna vital para cumprir os objetivos globais e legais.
Como parte dessa regulamentação e recomendações temos os: Objetivos da norma ISO 50001
Fomentar a eficiência energética nas organizações. Sua empresa já possui um diagnóstico energético? Se não possui, a BGF pode lhe fornecer um diagnóstico energético completo.
Fomentar a poupança de energia. A gestão energética cria em toda a empresa a cultura da economia energética, que reflete de forma positiva no financeiro, permitindo a realocação de recursos a áreas de desenvolvimento.
Fomentar a melhoria no desempenho energético. Fazer mais com menos é sem dúvida o objeto de toda gestão energética responsável.
Diminuir as emissões de gases que provocam as alterações climáticas. Com essa gestão estamos cuidando de nosso espaço e economia locais assim como contribuímos ativamente para a melhoria global e ainda ganhamos com essa atitude positiva tanto na economia como na imagem perante os consumidores.
Garantir o cumprimento da legislação energética. Para estar dentro da Lei é primordial fazer gestão energética. A BGF em seus mais de 10 anos de atuação constante no mercado coloca sua empresa alinhada com a Lei.
Incrementar o aproveitamento de energias renováveis ou excedentes. O advento de sistemas de energia compartilhada se tornaram uma realidade, as renováveis uma necessidade, então agende uma visita e comece a trilhar por um degrau mais acima nas suas praticas de gestão energética, somos uma empresa parceira de seu sucesso e queremos que você vença sempre.
Melhoria da gestão da procura/consumo.
A organização deverá rever e avaliar periodicamente o seu sistema de gestão para identificar oportunidades de melhoria e promover a sua implementação.
O ritmo de progressão, a extensão e a duração do processo de melhoria continua são determinados pela própria organização.
ONDE DEVE SER APLICADA A GESTÃO ENERGÉTICA?
APLICÁVEL A ORGANIZAÇÕES QUE PRETENDAM:
- Melhorar a eficiência energética dos seus processos de forma sistemática.
- Estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão energética.
- Assegurar a conformidade com a sua política energética.
- Demonstrar esta conformidade a outros, mediante a certificação do seu sistema de gestão energética por uma organização externa.
- Melhorias comerciais: aumento da competitividade, novos mercados (prioridade nas negociações).
- Redução de custos: optimização do uso de recursos, diminuição da intensidade energética (consumo energético/PIB).
- Prevenção de custos: Ferramenta idônea, implantação de atividades resultantes de auditorias energéticas.
Você pode e deve praticar tudo isso, mas precisa de uma avaliação prévia de onde e como aplicar todo seu potencial de gestão.