Análise de vibrações em equipamentos
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES EM EQUIPAMENTOS
Nos dias atuais a realização de manutenções periódicas é crucial, pois elas são responsáveis por indicar as condições de funcionamento de um equipamento, o desgaste ou o processo de degradação do mesmo.
Os principais objetivos das manutenções são aumentar a disponibilidade e o grau de confiança dos equipamentos, evitando a ampliação de danos em componentes visando aumentar a vida útil e eliminando desmontagens e trocas desnecessárias, objetivando reduzir as intervenções e um das soluções é a realização da análise de vibrações em equipamentos.
A análise de vibrações em equipamentos avalia a existência de trepidações ou movimentos oscilantes de um equipamento ou de algum de seus componentes e este processo é responsável por provocar a degradação dos equipamentos. Além disso, a análise de vibrações em equipamentos objetiva detectar anomalias e falhas de operação para evitar a deterioração ou o mau funcionamento.
A análise de vibrações em equipamentos permite a redução de custos, a obtenção de ganhos financeiros, prologando a vida útil, aumentando a eficiência das intervenções, a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, reduzindo as perdas provocadas pelo tempo de interrupções e paradas.
No cenário atual em que os custos de manutenção correspondem a parcela significativa dos custos operacionais, estas vantagens garantem as empresas vantagem competitiva.
Para a realização de análise de vibrações em equipamentos a BGF Consultoria utiliza de equipamentos de coleta de dados calibrados, robustos e confiáveis para atuar em ambientes agressivos.
A larga e comprovada experiência de mercado da equipe multidisciplinar de profissionais da BGF permite a realização da análise de vibrações em equipamentos, baseada na consolidada capacitação e conhecimento técnico destes profissionais, o que permite a realização de avaliações, perícias e medições.
A análise de vibrações em equipamentos realizada pela BGF é baseada na realização de ensaios que impactem o mínimo possível na operação do empreendimento, com a emissão de diagnóstico conclusivo com a avaliação do estado de conservação e manutenção dos equipamentos e componentes, indicando as origens, causas e os mecanismos de ocorrência das anomalias e o prognóstico de evolução, com a indicação de alternativas de intervenção possíveis e a definição da conduta mais adequada a ser adotada, indicando técnicas e soluções aplicáveis, organizando os elementos documentais e informações fornecidas pelos usuários do empreendimento.