Análise de técnica de data centers
POR QUE REALIZAR A ANÁLISE DE TÉCNICA DE DATA CENTERS?
A análise de técnica de Data Centers é fundamental para a mitigação de possíveis vulnerabilidades, garantindo a continuidade das operações, além disso, conhecer e avaliar os riscos em Data Centers é uma informação estratégica para subsidiar o planejamento e a visão integrada do negócio, fornecendo maior capacidade e confiabilidade.
A BGF Consultoria oferece a execução da análise de técnica de Data Centers objetivando a avaliação de falhas e riscos operacionais, redução de custos e aumento da eficiência operacional.
A análise de técnica de Data Centers consiste na vistoria técnica e operacional e de Risk Assessment no projeto, implantação, operação e manutenção da infraestrutura, considerando a avaliação da arquitetura, capacidade, redundância, confiabilidade, tecnologia dos equipamentos adotados e possibilidade de expansão do sistemas de energia dos nobreaks e a verificação da capacidade e autonomia do sistema de baterias estacionárias, considerando a adequação tecnológica, a degradação do sistema de baterias por tempo ou utilização inadequada, a análise dos riscos e falhas de operação e possibilidades de acréscimo ou crescimento de usuários.
Outros aspectos considerados na análise de técnica de Data Centers são a análise da capacidade utilizada, das tensões e correntes, de sobrecargas, redundâncias e de contingências operacionais e verificação da seletividade e proteção da instalação.
Na análise de técnica de Data Centers é realizada a avaliação dos equipamentos considerando tecnologia, tempo de uso, estado de manutenção, controle e arquitetura adotada no projeto do sistema de geração de emergência e intertravamento com a rede da concessionária e as condições de uso em paralelo com a rede.
A análise de técnica de Data Centers compreende o levantamento de dados dos transformadores e proteções, avaliando o limite de operação da subestação, da disponibilidade e da capacidade de crescimento em relação aos equipamentos existentes.
São realizadas medições para analisar a temperatura e a necessidade de exaustão na subestação. São executados estudos para analisar a arquitetura e a integridade do sistema de distribuição do potencial de terra, a supressão de transientes elétricos e a arquitetura, geometria e integridade do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
A análise de técnica de Data Centers contempla a avaliação da qualidade da energia distribuída pela concessionária e gerada pelos nobreaks e geradores de emergência, a análise termográfica dos quadros de distribuição e demais componentes, a verificação da carga térmica real instalada e da possibilidade de crescimento, a avaliação do sistema de climatização adotado em relação às condições prediais existentes, do layout adotado, a localização de corredores “quente” e “frio” e o estudo do rendimento energético do sistema de ar condicionado, dentre outros aspectos.