Análise de projetos de shoppings
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE PROJETOS DE SHOPPINGS?
O serviço de análise de projetos de shoppings consiste em analisar os projetos feito pelos novos lojistas, com relação ao caderno técnico de obras do shopping (manual de obra, ou nome similar), normas NBR e NR.
A análise de projetos de shoppings consiste em verificar, evidenciar e orientar a administração dos shoppings centers durante o período de execução das obras de reformas de lojas e implementação dos projetos executivos nas instalações das lojas, quiosques e lojas temporárias - pop up. Tendo como objetivo maior evidenciar as não conformidades encontradas nos projetos, memoriais descritivos, memoriais de cálculo e demais documentos complementares, antecedentemente que sejam realizados, com o objetivo de parmanecer os modelos de segurança, baseando-se nas normas vigentes aplicáveis, autoridades estaduais e municipais, concessionárias de serviços públicos, requisitos técnicos, exigências e particularidades a serem estabelecidas pela administração e comitê técnico do shopping.
Para a análise de projetos de shoppings são realizadas análises de projetos das seguintes instalações das lojas:
- Ar condicionado;
- Detecção e alarme de incêndio;
- Estrutura metálica (mezanino/patamar técnico/estrutura auxiliar);
- Extração de fumaça e renovação de ar;
- Instalações elétricas, telefonia e lógica;
- Instalações de gás;
- Instalações hidrossanitárias;
- Prevenção e proteção contra incêndio;
- Sistemas fixos de combate a incêndios em cozinhas (saponificante e CO2).
Atualmente a BGF realiza os serviços de análises de projetos de shoppings em mais de 30 shoppings centers em todo o território nacional.
O trabalho de análise de projetos de shoppings é feito nas dependências da BGF. A administração dos shoppings envia os projetos por email. Analisamos e emitimos um parecer técnico que pode ser: Liberado, Liberado com Ressalvas e Não Liberado.
O status Liberado significa que a análise de projetos de shoppings atestou que o projeto atende às normas vigentes e ao caderno técnico do shopping.
O status Liberado com Ressalva significa que na análise de projetos de shoppings é necessário fazer correção no projeto, porém são detalhes que não afetam a segurança e itens importantes das normas. O projeto deve ser revisado, porém as obras podem ser iniciadas.
O status Não Liberado significa que na análise de projetos de shoppings existem correções de projeto significativas e o projeto deve ser revisado. Somente após a nova Liberação é que as obras podem ser iniciadas.
Sempre que ocorrer alguma ressalva, é descrito o item na norma ou do caderno técnico com as especificações para as devidas correções.